Empreender na favela é…

Publicado em: 10/11/2022

Empreender na favela é…

A voz do Google não é a voz de Deus. Mas ela nos ajuda a entender o que o povo está pensando por aí quando o assunto é quente, como é o caso da tecnologia nas comunidades

Por Rodrigo Guerra*

Nas favelas brasileiras, a tecnologia não chega trazendo só vantagens. Ao contrário do que acontece em outros ambientes, é preciso que as comunidades se apropriem da novidade e façam uma espécie de “hackeamento do bem” para poder usar o melhor da ferramenta em seu aspecto social e técnico. Isso eu aprendi com o David Nemer, professor da Universidade da Virgínia, nos EUA, durante o videocast que gravamos para o Unbox.

Essa ação, claro, produz um ambiente muito favorável ao empreendedorismo e à inovação. Mas, aparentemente, não sou só eu que preciso conhecer mais sobre essa realidade nas comunidades brasileiras. A julgar pelas sugestões do Google ao digitarmos palavras como “tecnologia”, “empreendedorismo” e “favela”, fica claro que ainda falta conhecimento e sobram estigmas, já que termos como “crime” e “insegurança” são invariavelmente propostos pelo sistema de autocompletar da busca.

Neste segundo bloco do videocast “O digital, a periferia e as novas relações de trabalho”, David Nemer comenta esses resultados e desconstrói algumas ideias preconcebidas. Assista agora.

 

 

Assista e leia também:

A periferia e suas novas relações de trabalho

Alfabetização digital nos polos da periferia cria novo modelo de trabalho

O digital, a periferia e as novas relações de trabalho

 

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Assine a Unbox News