O digital, a periferia e as novas relações de trabalho

Publicado em: 09/11/2022

O digital, a periferia e as novas relações de trabalho

Será que a tecnologia é mesmo para todos? Ou, da forma como é pensada, lançada e usada, acaba sendo mais uma forma de exclusão social? Vem ouvir esse papo e dar sua opinião

Por Rodrigo Guerra*

A desigualdade social evidente e duradoura no Brasil sempre me motivou a questionar como as novas tecnologias e a transformação de negócios poderiam mudar esse cenário, ainda que aos poucos. Essa motivação, descobri agora, é bem semelhante à do David Nemer, professor da Universidade da Virgínia, nos EUA. Logo que começou a faculdade de ciência da computação, ele passou a se envolver em programas de inclusão digital.

De lá pra cá, David publicou muitos artigos e o livro Tecnologia do Oprimido — desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil, explicando justamente como a periferia tem seus modos próprios para se apropriar da tecnologia, já que os aparatos e a infraestrutura tecnológica raramente são criados para suprir as necessidades específicas desse público.

No bate-papo exclusivo com o Projeto Unbox, David explica como a tecnologia pode ser sinônimo de exclusão e dá exemplos reais de como a favela desenvolve suas próprias soluções para se manter digital.

Acompanhe o primeiro bloco do videocast “O digital, a periferia e as novas relações de trabalho”:

 

 

Assista e leia também:

A periferia e suas novas relações de trabalho

Alfabetização digital nos polos da periferia cria novo modelo de trabalho

Empreender na favela é…

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Assine a Unbox News