Pense em problemas pequenos e crie grandes inovações

Publicado em: 02/09/2021

Pense em problemas pequenos e crie grandes inovações

A inovação não é feita apenas de sacadas geniais. Estar atento aos pequenos entraves do dia a dia pode inspirar soluções concretas e longevas

Por Rodrigo Guerra*

“Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito”. Foi essa fala de Hamlet, personagem de William Shakespeare, que inspirou o livro de Stephen Hawking “O universo numa casca de noz”. Na obra, o físico conta a própria história enquanto expõe suas ideias sobre o cosmos e as teorias científicas de uma forma simples, para leigos. Mas, ao reler essas palavras por aqui, consigo fazer uma conexão dessa ideia com o mundo digital e como isso pode ser benéfico para a solução de problemas atuais. 

Hoje, de dentro de uma sala – bem mais confortável que uma casca de noz, convenhamos -, temos acesso ao conhecimento e mantemos a comunicação com diferentes pessoas, em diferentes lugares do planeta – por enquanto, ainda não dá para falar em cosmos. Sem sair de casa, é possível construir um novo negócio do zero, ou abrir uma empresa na qual você acredita. Dá para comprar e também dá para vender. As possibilidades que o digital nos trouxe levam a inovação para outro patamar. 

Só que muita gente ainda pensa que inovar é resolver apenas problemas complexos, a partir de grandes sacadas. Mas eu sempre reforço por aqui o quão importante é estar atento, também, aos problemas simples do dia a dia para propor mudanças consistentes que tornem a inovação acessível para todos. Melhor ainda se essa solução de problemas triviais for endereçada a um assunto urgente. E, para conseguir isso, tudo o que você precisa fazer é ouvir mais. 

Use mais as ferramentas que a tecnologia democratizou para investigar o que o seu potencial cliente precisa resolver – mesmo que ele próprio ainda não saiba. Reflita sobre problemas urgentes que a empresa ou a pessoa pode estar enfrentando nesse exato momento, independentemente do tamanho que eles tenham, para, apenas depois desse diagnóstico, investir na criação de uma solução. Grandes inovações que eu e você usamos diariamente foram criadas assim, como os bancos digitais, as redes sociais e até o onipresente WhatsApp.

A infinitude de possibilidades que o mundo digital proporciona permite uma investigação  aprofundada dos problemas que assolam negócios e empresas para que empreendedores consigam, de fato, apresentar resultados concretos com suas soluções. Usar e abusar desse tal de digital no dia a dia faz de cada um de nós um potencial rei da inovação. E sem precisar sair de casa. 

*Rodrigo Guerra é especialista em finanças e inovação. Atualmente vivencia um profundo mergulho na jornada do autoconhecimento – que deve trazer novidades em breve

Leia também:

A inteligência artificial é burra – e seu caminho é longo no Brasil

Ana Claudia Plihal: “O brasileiro é criativo, mas ainda precisa buscar mais parcerias estratégicas”​

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Assine a Unbox News