Sobre
Desencaixotando o pensamento crítico que deve(ria) anteceder a inovação
WHAT
O Unbox Project é um programa de desenvolvimento de carreira que conecta líderes de negócios, entidades auto-organizadas e empresas com metas de ESG para destravar a inovação e a economia sustentável
HOW
Via missões – grupos de trabalho interdisciplinares formatos pelos três elos – para resolução de problemas reais e urgentes da sociedade e dos negócios
O dilema da inovação
Inovação é uma das 10 prioridades de 80% dos líderes, mas só 10% estão satisfeitos com os resultados*.
Por que isso acontece?
Porque na estabilidade mora a falta de coragem.
Porque os líderes, simplesmente, não sabem o que fazer:
– não ouvem que compra;
– são pressionados por resultados imediatos;
– veem inovação como um departamento, que briga por espaço e budget com as demais – e comprovadamente rentáveis – áreas;
– apelam para resoluções imediatistas que não transformam a cultura organizacional;
– colocaram a inovação em uma caixa, atribuindo bons resultados a uso de metodologias e deixando de lado o pensamento crítico.
A inovação foi esvaziada de significado, encarada como uma mera, apesar de complexa, tarefa gerencial.
Mas ela é mais do que isso.
A inovação é uma responsabilidade social da liderança
E o pensamento crítico que deve(ria) anteceder a inovação requer referencial de vida que vai além das paredes do escritório.
*McKinsey
NÓS
Fundadores do Unbox Project
ADRIELE MARCHESINI
Jornalista há quase duas décadas, empreendedora há dez anos e escritora de nascença, Adriele Marchesini tem especialização em análise econômica pela Fipe e um MBA em marketing digital pela ESPM. Coautora de dois livros publicados e editora de um terceiro, é cofundadora das agências essense e Lightkeeper, que já ajudaram mais de 80 marcas B2B a fortalecerem sua reputação. Especializada em conteúdo narrativo para negócios, conduziu projetos dos mais variados formatos – de eventos a webséries, de artigos a podcasts – em grandes empresas nacionais e globais de TI e Saúde. É coâncara do podcast Vale do Suplício. Desde 2020 conduz o Unbox Project – e vê nas missões uma saída efetiva para transformar o discurso do ESG e da inovação em valor real para os negócios e a sociedade.
RODRIGO GUERRA
Detentor de duas habilidades distintas no universo dos negócios, Rodrigo Guerra combina o pragmatismo exigido pela área financeira à flexibilidade e agilidade requeridos pela área de inovação.Foi superintendente da Central Nacional Unimed durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19. Mescla especializações em negócios em instituições como Insper, New York Institute of Finance e FGV a cursos de ciências de dados e Inteligência Artificial pela Universidade de Chicago. Sócio e head de Saúde da Apex Partners, acredita que a inovação é uma responsabilidade social das lideranças.
SILVIA PALADINO
Jornalista especializada em narrativas de não-ficção, com pós-graduação em Escrita Criativa pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Silvia Paladino é autora de três biografias de empresários brasileiros e editora de outras obras do gênero. Com um pé na arte e outro no mercado corporativo, lidera a agência essense, trabalhando para libertar empresas e pessoas de uma comunicação monótona e clichê. Com essa motivação, desenvolveu, na última década, projetos de conteúdo voltados à construção de reputação para mais de 80 marcas. É ainda coâncora do podcast Vale do Suplício, sócia-fundadora da agência Lightkeeper, especializada em projetos de conteúdo de ESG.