Venture capital vira “clube fechado” e compromete a inovação

Publicado em: 18/09/2023

Venture capital vira “clube fechado” e compromete a inovação

Venture capital já foi o principal veículo para inovações mais disruptivas, mas faz tempo que isso não é mais assim. Entenda o que mudou

Por Renata Armas, redatora do Unbox Project*

Os fundos de venture capital têm em sua natureza o financiamento a empreendimentos experimentais, que têm a possibilidade de disruptar um mercado. O índice de eficiência é de 10%: ou seja, a cada dez projetos patrocinados, espera-se que apenas um “vingue”.

A base do VC, portanto, deveria ser a experimentação. Deveria. A verdade é que, atualmente, raramente optam por negócios disruptivos, conforme conta Alexandre Nascimento, empreendedor e pesquisador em Inteligência Artificial pela Singularity University: “Trata-se de um clube fechado com uma correlação altíssima, onde há uma tendência de um seguir o outro ao invés de apostar em algo que seja realmente diferente. Como a essência de inovar é fazer algo de um jeito diferente, talvez o venture capital esteja se tornando incompatível com a inovação real, infelizmente.

Embora o venture capital tenha sido criado para financiar inovações a médio e curto prazo, o mais comum hoje é que busquem por inovações incrementais. “E, melhor ainda, que sejam daquelas que rapidamente tenham uma confirmação, como uma estratégia de ‘de-risking’”, continua Alexandre. 

Onde estamos

Glaucia Guarcello, sócia-líder de Inovação e Ventures da Deloitte Brasil, deixa claro que o mercado de venture capital tem passado por muitas baixas nos últimos anos, e aponta vários motivos: “Entre eles as perspectivas de valuation muito infladas, especulações grandiosas e perspectivas de um mundo pós-pandemia otimizadas demais, uma vez que o ‘novo normal’ não aconteceu exatamente como previsto. E tudo isso fez a bolha do VC estourar.” Dessa forma, outras formas de financiamento, como o próprio Corporate Venture Capital (CVC), passaram a ser mais atrativos até mesmo para o empreendedor. 

Outro fator de atenção citado por Alexandre é que os investimentos nem sempre são decididos apenas pelo mérito do negócio, pois há questões de relacionamento envolvido: “É comum entrar na conta dessa escolha o acesso que os investidores poderão trazer a novos Limited Partners (LPs), por pertencerem à rodas exclusivas.” Isso sem falar do conflito de interesse que acontece entre investir em negócios de retorno rápido, para poderem mostrar resultado e levantar novos fundos na sequência, ou em ideias prioritariamente disruptivas.

Para onde vamos

É por tudo isso que esse tipo de investimento precisa mudar – ou voltar ao que era. Glaucia lembra de certas características inerentes do venture capital que muitos investidores – especialmente os brasileiros – ainda não se acostumaram: “O capital de um fundo VC deve ser paciente, já que é preciso um longo prazo para que uma solução disruptiva se torne viável e escalável. Além disso, o risco de insucesso é enorme. Por isso, penso que o investidor brasileiro ainda não está preparado para o venture em si – que é experimentar, testar e aceitar a falha ou o erro. Na ânsia de ter um resultado rápido, o que tem acontecido é a elevação do risco de inviabilizar uma inovação ou ‘matar uma boa ideia’ porque ela não trouxe resultados de curto prazo.” É tudo uma questão de expectativas e maturidade para seguir o modelo proposto. 

“O modelo de venture capital precisa ser redesenhado, pois há um enorme conflito de interesses e alinhamento entre os gestores do fundo, os sócios e os empreendedores que realmente buscam inovações disruptivas. Disruptar uma indústria pode levar mais de duas décadas [veja a Amazon, por exemplo], e não encontramos esse tipo de apetite em ventures capital para bancar uma aventura dessas”, resume Alexandre, deixando claro que é lógico que existem exceções: “E, para o futuro e por eliminação, entendo que as iniciativas de open innovation são o melhor caminho para inovações disruptivas”, finaliza. 

 

O Unbox Project, é uma iniciativa criada por Adriele Marchesini, Rodrigo Guerra e Silvia Paladino para desencaixotar o pensamento crítico que deve(ria) anteceder a inovação.

 

Leia também
Fracassos da open innovation: o que fazer quando não dá certo?
Qual é o papel do líder quando a open innovation fracassa?

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Assine a Unbox News